Após o Natal, nem um pouco celebrado por mim, eu, Ana e Fernando nos embrenhamos pelo sul do país na gana de conhecer Curitiba, a capital do Paraná, e a Serra da Graciosa, pela qual uma estrada histórica, adornada por paralelepípedos, desemboca o viajante direto no litoral paranaense.
Os 500km que nos levaram à Curitiba não poderiam ser mais suaves. Paradas esporádicas, sol e calor. Adentramos o estado do Paraná pela 116, passamos sobre a bela Represa de Capivari e alcançamos a capital por volta das 17 horas. A guerra para encontrar um hotel então se principiou. Como poderia ser diferente? Não se pode reservar hotéis quando se está um dia em cada lugar. Somos nômades das estradas, procurando abrigo com a velha filosofia de que “acomodações próximas à rodoviária são mais baratas”. Mas, uma ressalva: dependendo da cidade, podem ser também as mais perigosas. Felizmente não é o caso de Curitiba, apesar de alguns sujeitos nem um pouco amigáveis tentarem te vender objetos de cânhamo à força em alguns dos cruzamentos.
Curitiba/PR |
A entrada da Estrada da Graciosa (PR-410), por si só, já é uma imagem a ser guardada com carinho. Um portal histórico - a estrada era utilizada por tropeiros no século XVIII - para uma estrada histórica e muito bem conservada pelo governo paranaense, diga-se de passagem. Hortênsias, paralelepípedos e cachoeiras marcam a passagem por estes certames. A velocidade máxima é de 40km/h, mas aconselho o passeio a 20km/h. Eu sempre digo que nossas estradas não tem história, mas essa é uma das exceções. Ela nos leva diretamente a Morretes, cidade pequena e aprazível, na qual se consome o Barreado, prato típico de carne seca feito em panelas de barro. Conhecemos também Antonina, com um certo charme por se encontrar parada no tempo e também por ser banhada pela Baía de Paranaguá. Terminada a Graciosa, embrenhamo-nos pela Curitiba-Paranaguá e chegamos à Paranaguá, também banhada pela baía. A cidade é histórica, mas talvez passasse despercebida se não fosse ponto de partida de barcos para o fenômeno turístico que é a Ilha do Mel.
Ilha do Mel/PR |
Morretes/PR |
Mais fotos aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário