segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estrada dos Romeiros/Estrada Parque Itu-Cabreúva – 14 de maio de 2011


Tenho o costume de procurar atrativos longe do meu lar. Não somente eu, mas grande parte dos seres humanos, não se atenta ao fato de que alguns “pequenos paraísos” podem se encontrar muito próximos ao nosso campo de visão ou, se não tão próximos assim, pelo menos se mostram facilmente acessíveis, não exigindo um grande esforço para nos dirigirmos a eles.
Portal da Estrada Parque
Setenta quilômetros separam Americana de Itu. Estes, vencidos em pouco tempo através da entusiasmante estrada Sumaré-Monte-Mor – um dos poucos atrativos de Sumaré, diga-se de passagem – e de um trecho da Santos Dummont (como venta nesta rodovia!), levaram-nos diretamente ao marco inicial da Estrada Parque Itu-Cabreúva, um portal feito de madeira às margens do Rio Tietê. O nome “Estrada Parque” é um indicativo de que a mesma está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA), nesse caso específico nas APAs Itu-Rio Tietê e Jundiaí-Cabreúva, uns dos últimos redutos de Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo.
Mirante Gruta da Glória
Uma estrada de mão única, sem acostamentos e com muitas árvores emparedando todo o caminho: estas são suas características até o município de Cabreúva. O rio Tietê acompanha todo o trajeto e, do asfalto, pode-se ver toda a degradação que o assola. Em vários pontos, como em uma antiga usina hidrelétrica desativada, é impossível sequer ver a água escura do rio, já que uma crosta de espuma branca o encobre totalmente. Essa espuma chega a alçar voo e a atingir quem fica às margens lamentando o “espetáculo”. Na Gruta da Glória, uma formação de pedras que serve de mirante, tem-se a sensação de que tudo seria muito mais acalentador se o cenário fosse menos desmatado, as águas mais limpas e o céu mais azulado. Poderia ser um daqueles lugares em que você gostaria de passar o resto da sua vida. Entretanto, neste século que apenas se principiou, devaneios como este somente são permitidos a quem ainda guarda alguma esperança quanto ao zelo da humanidade com relação ao meio ambiente, o que obviamente não é o meu caso.
Curvas fechadas, serras e um frio suportável nos acompanharam até o fim da Estrada Parque, em Cabreúva. Dali em diante as curvas continuariam, mas a vegetação fechada cederia lugar aos pastos e à aparição do sol e a mesma se denominaria Estrada dos Romeiros – na verdade toda a estrada, desde Itu até Barueri, partilhava deste nome, mas em 1996 o trecho Itu-Cabreúva recebeu oficialmente o título de Estrada Parque. O nome é deveras merecido, já que muitas pessoas utilizam esta via para chegar a Pirapora do Bom Jesus, um santuário católico, montados em bicicletas, cavalos ou charretes. Alguns vão a pé como forma de demonstrar que a fé se fortalece por sacrifícios do próprio corpo.

Pirapora do Bom Jesus/SP
A cidade de Pirapora do Bom Jesus fez-me recordar de Morretes, no Paraná. Nela a água do Tietê é negra, ao contrário da cidade paranaense, que é cortada por um rio límpido, o Nhundiaquara. A imponente igreja se destaca na paisagem. O comércio de artigos religiosos é ululante, o que deve gerar um bom capital para uma cidade com 15000 habitantes. Almoçamos muito bem por um bom preço e prosseguimos viagem, passando por Santana do Parnaíba e Barueri, cidades mais urbanizadas e, por este motivo, bem menos interessantes.
Deixamos a Estrada dos Romeiros, após noventa quilômetros desviando de cavalos, ciclistas e espumas esvoaçantes do Tietê, e caímos na Castello Branco. Pilotamos de volta para casa após um passeio que mesclou a beleza de nossas paisagens e todo o mal que podemos causar a elas. Em meus pensamentos ficou mais nítido o papel de "carrasco do planeta" que o ser humano vem desempenhando desde a Revolução Industrial, em meados do século XIV. O ponto positivo é que pude desfrutar da companhia de Gustavo “Jogadinho” Carcará, Rose “Jiraya” Carcará e, como sempre, do meu querido irmão mais velho Fernando Carcará. Às vezes, quando o horizonte é cinza e não há realmente beleza à frente, é bom olhar para o lado e ter a certeza de que os companheiros contribuirão para que a jornada se torne agradável e proveitosa.


Mais fotos aqui. Keep on runnin'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário